quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Bíblia - A palavra de Deus

INTRODUÇÃO:


Muitas pessoas têm um respeito vago e generalizado pela Bíblia, mas poucos têm uma firme convicção de que a Bíblia é para ser a absoluta autoridade em matéria de religião e vida.


SUA INSPIRAÇÃO:


2 Timóteo 3:16,17


  • Útil porque funciona. Ela ensina sobre o casamento, sobre pais e filhos, salvação, igreja, uma vida feliz, etc. Ela corrige, lendo a Bíblia eu vejo onde estou errado, o que eu preciso mudar etc. Ela educa, a Bíblia me mostra a melhor maneira de viver, o caminho certo nesta vida.


2 Pedro 1:16-21


  • Eles não inventaram e nem estavam se referindo a nenhuma invenção quando escreveram. Então se basearam em que para escrever? Ele exemplifica especificando um evento ( v.17,18).
  • Quanto das escrituras vem de homens? ( v.20,21)
  • Da mesma maneira que os profetas, os apóstolos foram guiados pelo Espírito Santo naquilo que escreveram. Veja ( João 14:25-26; 16:12-15 ).
  • Deus/Jesus > Espírito Santo > Homens ( Profetas e Apóstolos ) > A palavra.
  • A definição bíblica de inspiração é, em termos simples, “Deus foi a causa ou é o autor da Bíblia”.
  • A Bíblia é a palavra de Deus no sentido que se originou com Ele, embora falada por homens.


SUA EFICÁCIA:


2 Tessalonicenses 2:13


  • Para que a palavra de Deus faça alguma diferença e seja eficaz em sua vida , você precisa crer nela.

Hebreus 4:12


  • A Bíblia corta, em que sentido? Numa comparação entre um “bisturi” e a palavra, os dois cortam para tirar o mal. O médio corta para tirar um tumor e a Bíblia corta para tirar o pecado de nossas vidas.
  • Há resultados visíveis na vida espiritual das pessoas que da Bíblia se apropriam.
  • Nenhum livro humano fez mais do que a Bíblia tem feito na transformação de indivíduos, leis, sociedades e do mundo.


CONHECÊ-LA E SEGUI-LA É ESSENCIAL:


Malaquias 2:7-9 / Oséias 4:6 / Provérbios 29:18


  • A palavra de Deus protege o povo, abençoa as pessoas, isto não só no passado, mas ainda hoje, concedendo as pessoas um alto padrão moral de comportamento.
  • E a sociedade pode ser melhorada com o estudo, com a leitura, com o ensino da palavra de Deus, desde que este ensino seja fiel ao que está escrito.


João 8:31-32


  • Ao falar sobre o discípulo verdadeiro, Jesus indica, implicitamente, a existência do “discípulo não verdadeiro”. Quem é o discípulo verdadeiro? Jesus diz. É aquele que PERMANECE firme na PALAVRA de Jesus.


Colossenses 1:9-10


  • Paulo pediu a Deus em oração que os cristãos tivessem mais conhecimento e sabedoria espiritual “a fim de viver de modo digno do senhor, para Seu agrado”.
  • Ninguém vai poder viver de modo digno, agradável a Deus sem conhecer a vontade de Deus revelada na Bíblia.
  • Não há outro livro no mundo inteiro que nos revele a vontade de Deus, a não ser a Bíblia.
  • E por isto é necessário ler e estudar a Bíblia.


João 12:47-48

  • No dia do juízo final este livro será usado para avaliar as pessoas aprovando-as ou reprovando-as.
  • Nós temos que estudar a Bíblia, é muito importante.
  • Estude este livro e procure praticá-lo para ser aprovado.


EU POSSO ENTENDÊ-LA:


Efésios 3:4-5


  • Os apóstolos não escreveram para ocultar, mas para revelar. Portanto, é possível entender a Bíblia.


CONCLUSÃO:

  • A Bíblia é inspirada por Deus.
  • A Bíblia é útil e eficaz.
  • Conhecer e seguir a Bíblia é essencial.
  • Eu posso entender a Bíblia.
  • Portanto, DEIXEMOS A BÍBLIA FALAR, abrindo-a e lendo-a!


sexta-feira, 4 de junho de 2010

A importância do estudo bíblico

É essencial que tenhamos um bom senso de valores. Sabemos que isso é verdade no dia-a-dia. Sai caro ao comprar ou vender se não tivermos um senso correto de valores. A Bíblia mostra os naufrágios de muitos que não tinham um discernimento de valores – Ló, Esaú, Balaão, Judas e Demas. Nós reconhecemos o valor do estudo da bíblia?

A fim de ter o valor correto do estudo bíblico, temos primeiro que ter um valor apropriado da bíblia. Para aqueles que provavelmente vão ler isso, você já sabe o valor da Bíblia. Sabemos que é muito proveitoso como guia para esta vida e para apontar o caminho para a vida eterna. Podemos falar da boca para fora do seu valor, mas se realmente a valorizamos, iremos estudá-la. Vamos rever alguns motivos que nos lembram o valor do estudo bíblico.

Dá-nos fé (João 20:31). A fé é necessária para a conversão (Atos 15:7) e para agradar a Deus (Hebreus 11:6). É essencial para o filho de Deus pois “o justo viverá por fé” (Romanos 1:17). A fé é nosso escudo (Efésios 6:16) e nos dará a vitória (1 João 5:4).

Irá fortalecer nossa esperança que pode nos salvar (Romanos 8:24). Irá estimular nosso desejo de ir para o céu e nos dará a segurança de que estamos a caminho. Servirá de âncora nas tempestades da vida (Hebreus 6:18-20).

O estudo bíblico nos fará sábios naquilo que realmente importa (Salmo 119:98-99). Isto é, o estudo vai nos fazer sábios se continuarmos nas coisas aprendidas (2 Timóteo 3:14-15).

O estudo da palavra nos guarda do pecado (Salmo 119:9,11) e nos capacitará para superar o pecado (1 João 2:4).

O estudo da Bíblia nos ajudará a evitar a apostasia (Salmo 37:31). A falta de conhecimento da palavra de Deus leva a destruição (Oseías 4:6).

Dá alegria (Salmo 19:8). O mundo enganado não acredita, mas a alegria completa se encontra em Deus (1 João 1:4). O estudos faz-nos capazes de ter alegria mesmo nas coisas ruins (Tiago 1:2-4; Romanos 8:28).

O estudo da Bíblia consola (Salmo 119:92). Quando um ente querido parte deste mundo, nada pode nos consolar como a Bíblia (1 Tessalonicenses 4:18). Haverá horas na vida de cada um em que precisaremos de consolo. O estudo nos capacitará a encontrar consolo.

Fornece alimento para a alma (Mateus 4:4). Tem uma receita apropriada para a criança e outra para o maduro (1 Pedro 2:2). A palavra de Deus deve ser mais desejada do que ouro e todas as coisas materiais (Salmo 19:10).

Tem bons frutos (Mateus 7:16). Tem um efeito exaltante na humanidade. Tem liberdade avançada. Opõe-se as coisas que corrompem. Levanta a moralidade e dá dignidade às mulheres.

Salva a alma quando recebida corretamente (Tiago 1:21). Não é fria nem morta, mas é como um fogo (Jeremias 23:29) e é viva e poderosa (Hebreus 4:12). Levou 3.000 pessoas a procurarem a salvação em Cristo no dia de Pentecostes (Atos 2).

Se conhecemos e cremos nestas coisas, o estudo da Bíblia fará parte do nosso dia-a-dia.



quarta-feira, 2 de junho de 2010

O que aconteceu com a igreja?





A igreja que Cristo edificou:


As seguintes frases são descrições e não nomes próprios (a igreja que Jesus edificou não tem um nome específico).


*Dá ênfase ao dono: “A igreja de Deus” – At 20:28

*Dá ênfase ao cabeça: “As igrejas de Cristo” – Rm 16:16

*Dá ênfase aos membros: “A igreja dos tessalonicenses” – I Ts 1:1

*Dá ênfase ao local:

+As igrejas da Galácia” – Gl 1:2

+A igreja de Deus em Corinto – I Co 1:2

+A igreja na casa de Filemom (Filemom) – Fm 1:2

+As igrejas da Macedônia (Tessalônica /Filipos /Beréia / Anfipolis / Neapolis) – II Co 8:1

+Os presbíteros da igreja em Éfeso – At 20:17


*A eleição de presbíteros em cada cidade – At 14:23

Obs: As congregações da igreja no primeiro século eram autônomas, estabelecida em cada cidade, seguindo os ensinamentos e doutrinas dos apóstolos.


*Dá ênfase num sentido universal (mundo)

Edificarei a minha igreja (prometida a humanidade) – Mt 16:18

Cristo o cabeça da igreja (governo universal) – Ef 5:23; Cl 1:18


A igreja sofreu perseguições:


a) Perseguidores da igreja:


* Nero (64 d.C.) – incendiou Roma e colocou a culpa nos cristãos, por esta razão mandou matá-los com morte crudelíssima, entre eles Paulo e possivelmente Pedro. Queimava

os cristãos vivos com piche para iluminar os seus jardins. Nero perseguiu os cristãos em torno de Roma.


* Domiciano (96 d.C.) – perseguiu os cristãos acusando-os de serem ateus por se recusarem a participar do culto ao imperador. João foi banido por ele para a ilha de Patmos.

Domiciano perseguiu os cristãos por todo o Império.


* Trajano (98-117 d.C.) – continuou as leis do Império e perseguiu os cristãos,


* Adriano (117-138 d.C.) – perseguiu os cristãos com moderação.


* Antonio Pio (138-161 d.C.) – foi brando com o cristianismo mas mesmo assim fez muitos mártires.


* Marco Aurélio (161-180 d.C.) – foi cruel e bárbaro, o mais severo depois de Nero.


* Sétimo Severo (193-211 d.C.) – na sua perseguição muitos foram queimados, crucificados e degolados.


* Maximino (235-238 d.C.) – matou muitos cristãos.


* Décio (249-251 d.C.) – decidiu exterminar o cristianismo, sua perseguição estendeu por todo o Império.


* Valcriano (253-260 d.C.) – mais severo que Décio, visava destruir completamente o cristianismo.


* Diocleciano (284-305 d.C.) – foi a última perseguição imperial e a mais severa, estendeu por todo o Império durante 10 anos, os cristãos foram caçados por cavernas e

florestas, queimados e lançado as feras.


* Constantino (305-337 d.C.) – convertido ao cristianismo devido ao fato de ter visto um sinal de uma cruz no céu em 27 de outubro de 312 e este sinal dizia que ele venceria todas as guerras. Deu liberdade aos cristãos, tornou-se cristão, fez da igreja a religião do estado obrigando todos a participarem dos cultos**,as igrejas foram unidas numa federação, na qual o Bispo de Roma tomou a chefia . Por este motivo o pecado entrou na igreja causando sérios problemas, tais como:


*Mudanças de mandamentos doutrinários: ceia, louvor, batismo, etc.

*Qualquer pessoa faria parte da igreja em qualquer situação porque era do estado

*Elegeu homens para posição na igreja por suas influências


*CONSEQUÊNCIA: divisões e início da igreja romana e desvio da doutrina de Jesus Cristo.



b) O catolicismo romano

O Império Romano foi o fundador da Igreja Católica Apostólica Romana, 99% dos Historiadores e pesquisadores datam o surgimento do Catolicismo Romano no século IV em

313, desviando a Igreja Primitiva do Nosso Senhor Jesus Cristo dos moldes das Escrituras Sagradas para imitar a estrutura do Império. Em 325 no Concílio de Nicéia foram

definidas as Bases da Igreja Católica Apostólica Romana, com o patrocínio do Imperador Constantino, assim foi estabelecida uma grande aliança Política, Administrativa e

Religiosa e a cessação das perseguições aos cristãos.

* 300 d.C – uma só igreja

* 310 d.C – reza pelos defuntos

* 320 d.C – uso de velas

* 375 d.C – culto as imagens

* 394 d.C – instituição da missa

* 431 d.C – culto a Virgem Maria

* 500 d.C – instituição do uso da Roupa Sacerdotal

* 503 d.C – doutrina do purgatório

* 508 d.C – batismo por aspersão*

* 605 d.C – Bonifácio se declara Bispo Universal – primeiro papa

* 709 d.C – beijar os pés das imagens

* 753 d.C – adoração a imagens

* 850 d.C – uso de Água Benta

* 993 d.C – canonização de imagens

* 1074 d.C – proibição do casamento dos sacerdotes

* 1190 d.C – vendas de indulgências

* 1215 d.C – criou-se a confissão

* 1229 d.C – proibição da leitura da Bíblia

* 1316 d.C – instituição da reza a Ave Maria

* 1418 d.C – eliminou


c) Reforma da igreja ou protestantismo:


* Martinho Lutero (31/10/1517) – descobriu a Bíblia e começou a protestar contra 95 teses desviadas da Igreja Primitiva. Seus seguidores eram chamados de Luteranos

(batizam por aspersão, adultos e crianças).


* João Calvino (1533) – começou outro movimento que levou aos Presbiterianos (batizam por aspersão, adultos e crianças).


* João Knox (1550) – também começou outro movimento que, entre outras, levou ao grupo chamado de Batista (batizam por imersão e consideram o batismo um ato simbólico

não para perdão dos pecados mas apenas para pertencer na seita Batista).


* João Wesley (1738) – começou outro movimento e foi fundador da seita religiosa chamada de Metodista (também batizam por aspersão os adultos).


* Mórmom (1830) – a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (batizam pelos mortos).


* Adventista do Sétimo Dia (1844) – baseado em partes de suas doutrinas no Velho Testamento, principalmente na guarda do Sábado. Batizam por imersão.


* Testemunhas de Jeová (1884) – negam a divindade de Jesus Cristo e batizam por imersão.


* Movimento Pentecostal (1900) – acreditam que ainda existe os dons milagrosos do Espírito Santo e são pregadores da prosperidade e milagres (batizam por imersão).


Vejamos:

*No ano 1500 - Igreja de Cristo e Católica

*No ano 1901 - Várias denominações

*No ano 1980 - 22 mil igrejas

*2010 Quantas igrejas existem hoje?


A causa de tudo isso?


Más interpretações de textos Bíblicos ( II Pedro 3:15-17)

e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.



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O que é igreja?

Igreja: O que significa?

Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras vivas. "Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo" (1 Pedro 2:5). Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus: "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; na qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito" (Efésios 2:19-22).

A palavra grega traduzida como "igreja" significa literalmente "chamado para fora, chamado", e assim se refere a um grupo de pessoas chamado para sair fora do pecado do mundo para servir ao Senhor. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal do mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2).

Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo, da "Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:8; 1 Coríntios 6:19-20).

A Igreja Universal e a Igreja Local

Algumas vezes a Bíblia usa a palavra "igreja" no sentido universal, isto é, para falar de todo o povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser. Jesus falou da igreja deste modo: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18). Ele não está falando apenas de uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial. Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: ". . . Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo"i (Efésios 5:23). Jesus é cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26).

Freqüentemente, a palavra "igreja" é usada para descrever uma congregação local ou assembléia de santos. Note uns poucos exemplos: ". . . à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos . . ." (1 Coríntios 1:2); " E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano" (Mateus 18:17); ". . . saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles" (Romanos 16:5). Igrejas locais são o resultado da pregação do evangelho. Quando as pessoas obedecem a palavra e se tornam cristãos, elas começam a se reunir com outros irmãos na fé.

A Igreja: Organismo, não Organização

A igreja é uma organização? Muitas pessoas têm a noção errada de que a igreja é uma organização ou instituição, independente do povo que compõe a igreja. Este não é o conceito bíblico de igreja. Jesus não morreu para estabelecer uma instituição, mas para salvar o povo do pecado (Atos 20:28; 1 Coríntios 6:20). Jesus e o Pai não habitam numa organização, mas no povo que os obedece (João 14:15, 23).

Em vez de falar de uma organização, a Bíblia descreve a igreja como um corpo composto de membros vivos (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Colossenses 1:8, 24; Efésios 5:23). Estes membros do corpo são blocos ou pedras usados na construção da igreja (1 Coríntios 3:10-15).

Descrições Bíblicas da Igreja que Pertence a Jesus

A Bíblia não usa um único nome exclusivo para a igreja. É errado, portanto, insistirmos num único nome que todas as igrejas fiéis tenham que usar. Muitas passagens falam simplesmente da igreja, algumas vezes identificando o local (cidade ou casa) onde o grupo de cristãos se reunia. Portanto, podemos nos referir à igreja simplesmente como "a igreja" (Atos 8:1; 9:31; Romanos 16:1).

Freqüentemente, as descrições da igreja no Novo Testamento mostram a relação que existe entre o Senhor e sua igreja. A igreja pertence a Deus, e é freqüentemente chamada "a igreja de Deus" (veja Atos 20:28; 1 Coríntios 1:2; 10:32; Gálatas 1:13; 1 Timóteo 3:5, 15). Jesus derramou seu sangue para comprar a igreja. Portanto, Paulo falou de "igrejas de Cristo" (Romanos 16:16) e Jesus falou de sua própria igreja (Mateus 16:18). O povo de Deus pode ser corretamente descrito como a "igreja dos primogênitos arrolados nos céus" (Hebreus 12:23).

Consideremos o significado de descrições bíblicas comuns da igreja.

O Corpo de Cristo: (Colossenses 1:24; Efésios 1:22-23; 4:12). Assim como o corpo humano não pode sobreviver separado da cabeça, não podemos viver sem nossa cabeça, Jesus Cristo (Efésios 5:23; Colossenses 1:18). Discípulos de Jesus são membros do corpo (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 3:6; 4:16; 5:30).

O Reino de Deus ou Reino dos Céus: A idéia de reino ressalta a posição de autoridade do rei (veja 1 Coríntios 4:20; Hebreus 1:8; 12:28-29; Mateus 28:18-20; Apocalipse 12:10). O reino de Cristo não é deste mundo (João 18:36). Em vez de ser uma entidade política e mundana, a igreja é um reino espiritual assentado no caráter santo de Deus. Podemos entrar no reino somente quando formos transformados espiritualmente (Colossenses 1:13). Como servos do Rei, temos que desenvolver as características espirituais de nosso Senhor (Tiago 2:5), incluindo sua humildade e inocência (Marcos 10:14-15) e sua santidade (1 Coríntios 6:9-10; Gálatas 5:19-21).


O Rebanho de Deus:(Atos 20:28). Jesus é o bom pastor que deu sua vida pelas ovelhas (João 10:11). As ovelhas ouvem sua voz e o seguem para receber a vida eterna (João 10:27-28).


Os profetas haviam predito que um único reino de Deus viria com poder (Daniel 2:31-44), essa profecia se refere a vinda do Cristo e a fundação de sua igreja. João Batista, ao preparar o caminho para o messias, declarou que o reino dos céus estava próximo (Mateus 3:1,2). Durante o seu ministério, o próprio Cristo, o Messias enviado de Deus, chamou ao arrependimento porque o reino de Deus estava próximo (Mateus 4:17).

Convocando a multidão e seus discípulos, Jesus afirmou que alguns dos que estavam ali presentes não passariam pela morte antes de ver a chegada do reino de Deus que viria com poder. (Marcos 9:1). Depois da ressurreição dentre os mortos, durante os quarenta dias antes da ascensão, Cristo falou com os apóstolos e os discípulos sobre o reino vindouro (Atos 1:3). Nas palavras finais aos apóstolos , Cristo lhes disse para esperarem pelo que o Pai prometera ( Atos 1:4). Dez dias após a ascensão, numa manhã de domingo, a hora tão esperada chegou. Com o derramamento do Espírito Santo (Atos 2:1-4), a primeira pregação do evangelho após a ressurreição de Jesus (Atos 2:14-36) e a resposta de três mil ao evangelho, a igreja nasceu. Os que foram lavados pelo sangue de Cristo, ao obedecerem ao evangelho, tornaram-se a igreja de Cristo. Daquele dia até hoje, cada vez que alguém ouve o evangelho e lhe obedece alegremente, sendo batizado em Cristo com base na fé, no arrependimento e na confissão de que Jesus é o filho de Deus, é acrescentado a eles (Atos 2:47). Do Pentecostes em diante, o livro de Atos fala da igreja como uma realidade presente e viva e não mais como uma promessa ou profecia. No fechamento de Atos 2, Lucas disse: “...Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2:47).