quarta-feira, 9 de junho de 2010

As alianças: Velha ( Mosaica ) e Nova ( cristã )



INTRODUÇÃO:


Há muita confusão no mundo religioso no que se refere aos ensinamentos do Velho e Novo Testamentos.


VELHA ALIANÇA – DEFINIÇÃO


  • A velha aliança era um acordo entre Deus e uma nação chamada Israel, feito quando os israelitas saíram do Egito e foram para o Sinai (Deuteronômio 5:1-3).


VELHA ALIANÇA – PROPÓSITO E UTILIDADE


  • Santa, justa, boa e define o pecado (Romanos 7:7-12)
  • Tutor (educador / guia até a idade adulta) (Gálatas 3:23-25)


VELHA ALIANÇA – PROFECIA SOBRE SEU FUTURO


  • Ainda na era Mosaica, Deus pronunciou o estabelecimento de uma nova aliança (Jeremias 31:31-34)

  • Mas, as leis Mosaicas não são estatuto perpétuo? (Êxodo 31:12-17)

Ex.29:9 (Sarcedócio); Ex.30:8 (Incenso); Ex.31:16 (Sábado); Lv.24:3 (Candelabro aceso); Lv.3:17 (Gordura e sangue); Nm.19:21 (Purificação cerimonial); etc.


Estas passagens fazem óbivio que “perpétuo” não significa “eterno” no sentido que normalmente pensamos. De fato, a palavra hebraica tem a idéia de “até o fim de um certo longo tempo”.


Notamos que Aquele que disse que o sábado seria estatuto perpétuo, também disse que as demais leis citadas acima seriam igualmente perpetuas. Como entender? Anularia Deus uma aliança que Ele mesmo estabeleceu?

“...eles anularam a minha aliança” ( Jeremias 31:32 ) – Quem anulou a aliança não foi Deus antes do povo o fazer. Por isso se fez necessário firmar “...nova aliança” ( Jeremias 31:31 ). Ex: contrato contendo duas partes envolvidas.


A VELHA ALIANÇA – EXTINTA NA CRUZ


  • O tema da carta aos hebreus ( descendentes de Abraão, judeus, israelitas ) é a superioridade da aliança cristã em comparação com a aliança mosaica.

  • Jesus é mediador de superior aliança que contém superiores promessas ( Hebreus 8:6 )

  • A primeira aliança envelheceu e ficou prestes a desaparecer em torno dos anos 600 AC, quando Deus anunciou a vinda de uma nova. ( Hebreus 8:13 )

  • “Se revoga ( anula ) a anterior ordenança...” ( Hebreus 7:18-19)

  • A lei vigorou até conduzir a Cristo ( Gálatas 3:25 )

“Já não permanecemos subordinados...” a Lei.

  • Somente há salvação mediante a observância perfeita à Lei ( o que não é possível ao homem ) ou mediante fé em Cristo. ( Gálatas 5:1-4 )
  • “A Lei dos mandamentos em forma de ordenanças” foi abolida ( Efésios 2:14-15 ).
  • Perdão de pecados quando da remoção da Lei que nos condena ( Colossenses 2:13-17 )


As ordenanças (mandamentos) foram cancelados e removidos somente quando Cristo morreu na cruz. Isso deve explicar o fato de Ele e seus discípulos terem guardado a Lei Mosaica e pedido aos outros para fazerem o mesmo ( Mateus 5:17-19; 23:23 ).


Ninguém deve julgar outro por sua observança ou não a Lei, ou questões acerca de comida, bebida ( 1 Timóteo 4:1-4; 1 Coríntios 8:8 ), dias especiais ( Romanos 14:1-23 ). Todas estas coisas são sombras do que é real.


NOVA ALIANÇA – SEU ESTABELECIMENTO


  • Superioridade de Jesus em relação a Moisés ( Hebreus 3:1-6; 8:6 )
  • Jesus tem toda a autoridade no céu e na terra ( Mateus 28:28 )
  • Antes de Moisés e Elias devemos ouvir a Jesus ( Mateus 17:4-5 )
  • Seremos julgados pela palavra de Jesus ( João 12:48 )
  • Jesus é Senhor do ( tem toda autoridade sobre ) sábado ( Lucas 6:1-5)
  • Jesus tem toda autoridade sobre as Leis ( Mateus 5:27-28; 33:34 )
  • A aliança Cristã passa a vigorar a partir da morte de seu testador que é Jesus ( Hebreus 9:15-22; Mateus 26:26-28 )


COMO ENTENDER MATEUS 5:17-20?


Se Jesus estivesse dizendo que nada iria mudar desde Moisés até o fim de todas as coisas, então isso significa que todos os textos citados anteriormente são contraditórios.


Jesus não disse que a Lei não passaria até o dia em que o céu e a terra passassem, e sim que não passaria até que tudo se cumprisse. E quando se deu tal cumprimento?


  • Jesus cumpriu a Lei explicando que as regras não são mais importantes que os princípios eternos. Observe os versículos seguintes: Mateus 5:21-48. e também Mateus 12:1-14. A mudança que ocorreu foi a extinção das regras, não dos princípios ( Mateus 22:34-40; Romanos 13:8-10; Gálatas 5:14; Mateus 7:12 ).

  • Jesus cumpriu todas as profecias a Seu respeito que faziam parte da Lei ( Lucas 24:44-46; Jeremias 31:31-34 ).

  • Jesus cumpriu ( preencheu, satisfez ) as deficiências da Lei de acordo com a presciência e predeterminação de Deus ( Romanos 3:19-31; 10:3-4; Gálatas 3:22-25 ).

  • Jesus está em total harmonia com a Lei, pois a essência dos Seus ensinos é a mesma da Lei: A Santidade de Deus.


CONCLUSÃO:

Com base nos textos analisados, concluímos que não estamos, nos dias atuais, sujeito à Aliança Mosaica. Se alguém tentar justificar-se por observar a Lei ( Sábados, dízimos, comidas, etc. ) ou exigir sua observância, invalida a graça.



7 comentários:

  1. SONHO EM RECEBER DE DEUS SABEDORIA E DIRECAO DO ESPIRITO SANTO PARA TIRAR TODAS AS MINHAS DUVIDAS QANTO A DISIMO E MUITAS PREGACOES QUE EU NAO CONCORDO E QUE AS VEZES PASTORES TENTA TE ENFIAR GUELA ABAIXO

    ResponderExcluir
  2. EU ESTAVA NUM MUNDO DE CONFUSÃO ATE ENTENDER QUE NÃO VIVO MAIS A VELHA ALIANÇA E SIM A NOVA,

    ResponderExcluir
  3. Sereidecanta! Oh gloria

    ResponderExcluir
  4. Desde quando o sábado foi dado por Moisés para ser considerado lei Mosaica ?
    Quem deu foi o próprio DEUS no Edem (Gênesis 2:2-3)e confirmou antes da lei ser dada em forma escrita em êxodo 16 e confirmou na própria lei o que ELE fez no sétimo dia da criação êxodo 20:8-11 e pra melhorar ainda será guardado na nova terra Isaías 66:23.
    quem quiser saber mais sobre isso me mande um emal borbawesley@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. que artigo tendencioso e pobre, precisamos estudar mais antes de escrever tanta coisa errada.

    ResponderExcluir
  6. "Quem deu foi o próprio DEUS no Edem (Gênesis 2:2-3" - Onde este texto diz que Deus mandou alguém guardar o sábado? O texto diz apenas que Deus descansou. Ir além do que a Bíblia diz é acrescentar por conta própria palavras ou ensinos onde não existem. Esse é o motivo de tantas religiões, cada uma ensinando uma coisa diferente.
    Isaías 66:23 - Este texto de maneira nenhuma prova o que você diz provar. Vai interpretar de forma tendenciosa no inferno (já que adventista não acredita nisso). Não está escrito ali que as pessoas guardarão o sábado na nova terra. O que se diz é que "desde uma festa da lua nova até outra e desde um sábado até outro". Ora, se o sábado será guardado então a festa de lua nova, que vocês dizem ter sido abolida, também será. Além disso, o texto fala de um período de tempo e não de guarda de nada. "Desde um sábado até o outro". Preste atenção, moço.

    ResponderExcluir
  7. A bÍblia diz que Jesus veio cumprir a lei,e Ele cumpriu ,quando no calvário Ele disse tudo está consumado.a velha aliança dada no deserto foi até Cristo.agora temos uma nova aliança,,na velha não tinha poder de salvar ninguém alcançaria salvação.Mas Deus
    na pessoa bendita do Senhor Jesus cristo ,ali no calvário nos deu o direito de vida eterna.mas se formos pra cumprirmos a lei então desconsideramos o sacrifício de Cristo,vamos continuar fazendo sacrifício de animais e não só guardar o sábado.

    ResponderExcluir